ALERTA: ESGOTO E ÁGUA DE CHUVA NÃO DEVEM SE MISTURAR

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) faz um alerta aos moradores para uma situação bastante recorrente em várias casas e que pode causar problemas e até prejuízos: muitas edificações, por razões diversas, têm ligações clandestinas de águas pluviais na rede de esgoto. “Isso é bastante comum, apesar de ilegal, não somente em Catanduva, mas em vários municípios”, disse o superintendente Marcos Augusto Jardim.

De acordo com ele, quando as águas pluviais são indevidamente lançadas na rede de esgoto, a tubulação, que não foi dimensionada para este fim, fica sobrecarregada e pode extravasar. Com isso, o esgoto pode retornar, trazendo inúmeros transtornos aos moradores. “Estes problemas são mais recorrentes no verão, quando o volume das águas de chuva é muito grande”, disse o superintendente.

Para evitar a ocorrência desse tipo de problema a SAEC recomenda a instalação de uma válvula de retenção nas residências localizadas em áreas com grande incidência de lançamento ilegal de água de chuva nas redes de esgoto. Esta válvula impede o refluxo de esgoto público/água de chuva para as edificações.

A SAEC e a Secretaria de Obras da municipalidade, deverão redobrar esforços no sentido de evitar que novas edificações venham a lançar águas pluviais na rede coletora de esgoto, assim como, cobrar providências para a adequação das instalações nas edificações que efetuam este tipo de lançamento.

“Este assunto deve ser verificado também, quando da aprovação de projetos e fornecimento do respectivo “HABITE-SE”, que deverá ser negado em caso de constatação de ligações indevidas à rede de esgoto”, ressaltou Jardim.

 

CUIDADO COM A MULTA!

Se o seu imóvel está irregular, ou seja, se a água de chuva é lançada na rede de esgoto, você pode ser multado, de acordo com o Decreto 5285/2009, art. 10, incisos XX e subsequentes e art. 28, infrações, art. 203 e 204, inciso II.

 

SERVIÇO

Na ocorrência de casos semelhantes, a SAEC se coloca à disposição da população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua São Paulo, 1.108, esquina com a Avenida São Domingos, ou através do telefone (17) 3531-0600. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento emergencial é realizado através do telefone (17) 3525-2224.