A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) intensificou a fiscalização às fraudes em hidrômetros, os famosos “gatos”. Do início de janeiro a 30 de maio, foram encontrados 70 hidrômetros alterados. Os proprietários foram autuados, sendo notificados para a realização das adequações em prazo máximo de 30 dias.
A fraude é considerada violação grave, com multa de R$ 779,95 ao responsável. Entretanto, toda a população acaba sendo penalizada, pois, os fraudadores, em geral, utilizam mais água do que deveriam em razão de não estarem pagando devidamente pelos serviços.
“Existem vários tipos de fraudes que, mais cedo ou mais tarde, acabam sendo descobertas pela SAEC. Por isso, a denúncia anônima é muito importante e, neste sentido, contamos com o apoio dos catanduvenses. Quando uma pessoa não paga prejudica o vizinho, o próximo. O desperdício de água é muito maior nestes casos, um verdadeiro abuso”, afirmou a Superintendência.
Existe, ainda, a situação da utilização de produção própria de água através de poço artesiano, em que o contribuinte não paga pela água consumida, mas, deve pagar pela utilização da rede de esgotos. Neste caso, o consumidor que utilizar a rede coletora sem o devido pagamento recebe o mesmo tratamento com aplicação de multas, embora, neste caso a infração não é considerada fraude, mas, uma irregularidade.
A denúncia anônima pode ser feita pelo (17) 3531-0600.