Os equipamentos responsáveis pela medição da vazão de água produzida na cidade, localizados na saída de cada um dos 63 poços profundos da SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva), serão substituídos até o final de 2017. Os modelos que operam atualmente são mecânicos e estão sendo trocados por outros eletromagnéticos. O investimento é de aproximadamente R$ 500 mil.
As substituições já vinham sendo realizadas e foram intensificadas na atual administração. O objetivo é garantir, utilizando equipamentos dos mais modernos existentes no mercado, que as medições sejam realizadas com a maior precisão possível para o perfeito conhecimento da produção de água e a verificação dos índices de perdas, através da diferença verificada com os dados da micromedição, casa a casa.
Atualmente, a SAEC distribui em média 25 milhões de litros de água por dia para abastecer toda a população da área urbana do município. A cidade conta com aproximadamente 500 quilômetros de rede de distribuição de água, abastecendo quase 50 mil ligações para o atendimento a cerca de 120 mil habitantes.
A substituição desses equipamentos é importante para aumentar a eficiência da sua gestão. “Identificando seus problemas, a SAEC pode gerenciar adequadamente seu sistema visando a redução de perdas de água, que atualmente são da ordem de 25%”, informou a autarquia.