A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) está instalando gradis mais resistentes, que incluem concertina de arame farpado em parte superior, em substituição aos frágeis alambrados de tela de arame, utilizados para o fechamento de algumas das unidades de produção e reservação de água potável. Algumas destas unidades têm sido invadidas por vândalos que usam o local para consumo de droga, fazer necessidades fisiológicas ou mesmo pelo simples prazer de depredar.
No Jardim Imperial, foram furtados materiais e equipamentos utilizados na elevatória de esgoto. Houve furto também na ETE, de onde foram levados cerca de 30 metros da cerca de tela de arame. Neste caso, após a reposição da cerca, o mesmo local foi novamente roubado, cerca de 20 dias depois, tendo sido levados pouco mais que a quantidade anterior e que já havia sido recolocada. Na unidade de produção e reservação de água do Alto da Boa Vista, vândalos invadiram o local para fazer necessidades fisiológicas no interior da sala onde é feita a aplicação de hipoclorito de sódio para desinfecção da água.
As obras, embora relativamente dispendiosas em relação às cercas de alambrados de arame, são necessárias para a proteção da qualidade da água distribuída à população. Ao todo, foram solicitados gradis para a segurança de 13 pontos de reservação e captação, elevatórias ou poços profundos da SAEC. Atualmente, as grades estão sendo instaladas nas unidades dos bairros Cidade Jardim e Boa Vista, com previsão de término para a primeira quinzena de agosto.
Para reforçar a segurança, a autarquia pretende instalar câmeras para o monitoramento 24 horas das instalações de produção, o que já acontece em algumas de suas principais unidades.
A SAEC precisa e conta também com o auxílio da população para denúncias de ocorrências eventualmente observadas, sem a necessidade de identificação, pelo telefone (17) 3531-0600.