A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC), em parceria com a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal, está eliminando uma grande erosão no fundo de vale, afluente da margem direita do córrego José Dias, no Jardim Imperial.
A obra consiste numa barragem de contenção de cinco metros de altura visando à elevação do nível de fundo do canal e à proteção da tubulação de esgoto que o atravessava e que
A travessia de esgoto existente no local foi danificada há pouco mais de quatro anos e, desde então, os moradores do bairro conviviam com o mau cheiro provocado pelo esgoto de uma parte do bairro, lançado “in natura” no local devido ao rompimento da tubulação, e com os riscos de contaminação de animais e de crianças, que brincam diariamente na área. Além disto, por conta do abandono do local, os moradores o transformaram em área de despejo de lixo, provocando o surgimento de ratos – já praticamente eliminados com a obra.
Com previsão de término dentro de 15 dias, a barragem foi feita em gabião (estrutura de tela de arame preenchida com pedra britada). A obra compreende também a limpeza do fundo de vale e novo talude gramado. A nova travessia de esgotos foi executada com tubulação de ferro fundido, material mais resistente e apropriado ao local.
De acordo com o engenheiro Marcos Jardim, superintendente da SAEC, a obra foi licenciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).