A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC), em vistoria realizada nas chácaras do Jardim dos Coqueiros, constatou que 60% delas já contam com tratamento de esgoto em conformidade com a NBR 7229, com construção e operação de tanques sépticos ambientalmente corretos.
Até o momento, 85 chácaras foram vistoriadas. Do total, 26 ainda não protocolaram o projeto na SAEC; outras oito propriedades contam com o sistema de fossa negra, que oferece mais riscos ao meio ambiente e à saúde da população.
O objetivo da autarquia é cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público a fim de exigir as adequações necessárias ao tratamento de esgoto em chácaras. As propriedades em situação irregular serão multadas. A fiscalização também será realizada na Morada dos Executivos, área que também possui um TAC a ser cumprido.
“Por este motivo, pedimos aos contribuintes que contratem técnico habilitado para a execução do projeto de tanques sépticos e procurem a superintendência para protocolar o pedido de regularização evitando, desta forma, a incidência de multas” disse o superintendente da SAEC, o engenheiro Marcos Augusto Jardim.
Importante ressaltar que as adequações visam principalmente o bem-estar dos próprios moradores e proprietários das chácaras. Afinal, a irregularidade permite que os detritos contaminem o lençol freático e, consequentemente, a água utilizada para uso pessoal, jardinagem, em suas piscinas e dos seus vizinhos mais próximos.
Proprietários de chácaras em situação irregular e que já receberam a notificação devem entrar em contato com a engenheira Wilma Scognamiglio Joaquim ou Gabrielly Milan, na SAEC, pelo telefone (17) 3531-0600, ramal 618, ou pelos e-mails wilma.joaquim@saec.sp.gov.br e gabrielly.milan@saec.sp.gov.br.