SAEC REÚNE IMOBILIÁRIAS PARA PARCERIA EM ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
SAEC moderniza cadastro e a titularidade da conta de água e esgoto pode ser atribuída ao inquilino.
Catanduva, 22 de agosto de 2025
A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – Saec, promoveu nesta semana reunião institucional com representantes de 11 imobiliárias do município com o objetivo de alinhar procedimentos relacionados à atualização cadastral de proprietários e inquilinos. A iniciativa busca reduzir transtornos e reclamações, prevenir cobranças indevidas, agilizar à resolução de pendências e, principalmente manter atualizado o cadastro da autarquia.
Na ocasião, os representantes foram informados de que, com a modernização do cadastro e a implantação do novo sistema comercial, a Saec passou a disponibilizar a possibilidade de inserir na fatura mensal de água e esgoto a identificação do usuário efetivo dos serviços. Essa inovação representa um avanço relevante, pois garante que eventuais débitos sejam atribuídos exclusivamente ao titular da utilização, protegendo os proprietários de cobranças, processos judiciais ou protestos que não lhes dizem respeito.
O encontro contou com a presença do superintendente da SAEC, Marco Antonio Machado, de diretores e colaboradores da autarquia, além do vice-prefeito Cláudio Romagnolli, que destacou a relevância da parceria com as imobiliárias.
“Foi um diálogo extremamente produtivo. É importante reconhecer a disponibilidade e o comprometimento de todos que atenderam prontamente ao nosso convite. Juntos, estamos aprimorando os serviços prestados pela autarquia e fortalecendo a relação com a comunidade”, afirma o vice-prefeito.
O superintendente da SAEC, Marco Antonio Machado, também ressaltou os benefícios da medida. “Essa era uma demanda recorrente dos próprios proprietários. Hoje, conseguimos oferecer mais segurança e manter a atualização cadastral para oferecer uma maior interação com os contribuintes”, destaca.
Segundo o diretor geral administrativo da Saec, Tiago Mazoni, as imobiliárias foram orientadas a encaminhar à autarquia cópias dos contratos de locação, bem como o termo de quitação e entrega de chaves, documentos indispensáveis para a efetivação da atualização cadastral.
“Essas informações são fundamentais para garantir que o cadastro esteja sempre atualizado, com dados fidedignos e aptos a assegurar maior segurança jurídica para proprietários e inquilinos”, pontua.
O departamento jurídico da autarquia reforça que a atualização cadastral é indispensável para aprimorar a qualidade do atendimento, reduzir litígios e oferecer mais ferramentas que agilizam e facilitam a comunicação efetiva da Saec com os contribuintes.
“A atualização contínua do cadastro é essencial para assegurar a precisão das informações, aumentar a eficiência dos procedimentos e melhorar os serviços prestados. A reunião abriu um importante canal de diálogo e consolidou a parceria institucional com as imobiliárias”, destaca o advogado Bruno Di Bonito Baiocato.
A Saec reafirma que o tratamento das informações pessoais observará, de forma rigorosa, os princípios e diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garante sigilo, confidencialidade e utilização exclusiva para finalidades relacionadas à prestação dos serviços públicos de saneamento. A autarquia também destaca que permanece à disposição e de portas abertas para fortalecer o diálogo e ampliar a parceria com todas as imobiliárias do município.
Participaram do encontro as seguintes imobiliárias: Alternativa, Pró-Imóveis, Casa Verde, Alugame, Pirâmide, Morada Imóveis, M&M, Monteiro, Sestito Imóveis, Tamburi Empreendimentos e Portal Empreendimentos.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais oficiais de comunicação. Call Center: 0800-723-0602, Saec (17) 3531-0600 ou pelo aplicativo de conversa: (17) 3531-0656. O Call Center atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas e de sábado, das 7h às 13 horas. Já a Central de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
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Assessoria de Comunicação e Marketing – Saec
Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva
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