A SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) fez novos investimentos em tecnologia com a substituição de antigos painéis de acionamento dos motores da Unidade de Captação Birigui, a UC 2, cujas partidas eram efetuadas por chaves compensadoras, por modelos modernos com partidas através de inversores de frequência.
De acordo com o Departamento de Elétrica, foram substituídos quatro painéis de acionamento além da instalação de um módulo de distribuição com controle automático do fator de potência.
A alteração permite o aperfeiçoamento da prestação do serviço, provocando melhoria nos bombeamentos de água daquela estação elevatória para os reservatórios do Higienópolis (UR 2 da rua 7 de setembro), do São Francisco (UR 3 da rua Bebedouro) e Jardim Glória (UR 4 da rua Campos Formoso) .
“Esta nova tecnologia reduzirá os indesejáveis golpes de ariete nas redes adutoras que provocam rompimentos de redes e causam perdas de água”, informou a equipe da SAEC. Os novos acionamentos já estão integrados ao sistema de automação da SAEC.
Os painéis, assim como outros equipamentos instalados, estão em conformidade com a Norma Regulamentadora NR 10, que dispõe sobre instalações elétricas de bombeamentos. A Unidade de Captação está localizada na avenida Daniel Soubhia e extrai, do Aquífero Guarani, aproximadamente 314 mil litros de água por hora.