A SAEC – Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – mantém contatos permanentes com a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, sobre as medidas que visam o controle da qualidade da água distribuída à população da cidade.
Em recente reunião as equipes trataram das informações lançadas no Sistema SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).
O SISAGUA armazena dados cadastrais sobre os sistemas públicos e sistemas alternativos (condomínios com abastecimento próprio) de abastecimento de água para consumo humano, bem como, dados referentes à qualidade da água proveniente de cada um dos referidos sistemas cadastrados, utilizados pelos prestadores do serviço, no caso a SAEC.
“A SAEC, visando o atendimento das exigências legais referentes ao assunto, realiza diariamente coleta e análise de amostras de água dos sistemas existentes que abastecem a cidade”, afirmou a equipe técnica da superintendência.
O monitoramento da qualidade é efetuado diariamente por profissionais devidamente habilitados. O laboratório de controle de qualidade está instalado no prédio anexo a unidade de captação da rua Birigui, no Jardim Bela Vista.
Catanduva dispõe de 42 sistemas de captação de água, onde é feito também o seu tratamento, antes da sua distribuição aos consumidores.
Os padrões de potabilidade da água destinada ao consumo humano constam na Portaria n° 2.914/2011, do Ministério da Saúde.