Jogar água da chuva na rede de esgoto, além de ser uma infração, pode causar inúmeros problemas a quem mora na casa e também aos vizinhos. Em razão disso, a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) iniciou a campanha “Água da chuva pode dar multa para você”, objetivando a conscientização da população.
Um dos principais transtornos para o munícipe é quando o esgoto retorna pelos ralos e invade os imóveis, causando mau cheiro e sujeira e aumentando os riscos de doenças por causa da água contaminada.
Na rede de esgoto, a água da chuva pode causar entupimentos e rompimentos das tubulações no interior das casas ou na rua. “Além disso, o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) fica comprometido”, disse o superintendente da SAEC, engenheiro Marcos Jardim.
A autarquia já intensificou a fiscalização para a verificação de ligações clandestinas. Em caso de irregularidade, o proprietário será autuado, com multa de R$ 389,97, conforme prevê o Decreto 5.285, de 2009.
Ação
A SAEC realizou uma ação de conscientização, em 7 de julho, durante a entrega das chaves das casas aos novos proprietários de imóveis do Residencial Júlio Ramos, o Nova Catanduva II. As famílias foram orientadas a direcionar as águas da chuva de seus quintais até a sarjeta, jamais despejando nas redes de esgoto, evitando prejuízos à rede, ao tratamento da cidade e, principalmente, aos vizinhos.