Mais uma região de Catanduva passa a contar, a partir de agora, com o sistema de monitoramento de reservação e abastecimento de água completamente automatizado. Desta vez, os moradores do Parque Flamingo e bairros vizinhos é que serão beneficiados com a automatização da Unidade de Reservação local, a UR19.
Esta é a 16ª unidade do sistema que recebe as melhorias, com padrões altamente tecnológicos. Com investimentos de R$ 147.952,69, a região passará a contar com o pleno controle e monitoramento remoto dos equipamentos envolvidos no processo de produção, tratamento químico e abastecimento de água da unidade.
O processo de implantação levou cerca de quatro meses para ser concluído. A partir de agora, as equipes técnicas da SAEC terão acesso imediato a dados importantes da UR 19, como vazões instantâneas de produção e abastecimento de água, totalização da produção de água dos poços, controle dos níveis dos tanques de reservação e status dos motores elétricos.
“Desta forma, numa eventual falha elétrica das bombas submersas dos poços profundos, o sistema indicará em tempo real a falha ao operador do Centro de Controle Operacional, o CCO, que, imediatamente, aciona a equipe responsável pela manutenção”, disse o engenheiro eletricista Leandro Ciscoto.
Assim, o sistema de abastecimento de água é restabelecido prontamente, o que torna o gerenciamento do abastecimento de água robusto e eficiente. Na maioria das ocasiões, a SAEC realiza as devidas manutenções antes mesmo que a população atendida por esse sistema perceba a falta de água em sua casa.