segunda-feira , 25 novembro 2024
Home Destaque Saec é premiada por excelência em Saneamento Básico
DestaqueNotícias

Saec é premiada por excelência em Saneamento Básico

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) será premiada nesta quinta-feira, dia 28 de março, pelo seu nível de excelência em saneamento básico. A cidade é a 12ª colocada, no ranking nacional, entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que alcançaram nível de excelência em Saneamento Básico.

 

A premiação será no auditório do Conselho Regional de Química (CRQ), em São Paulo, durante o II Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento. O evento reunirá especialistas da área de saneamento ambiental e saúde para discutir o ranking.

 

De acordo com a pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), apenas 29 municípios de grande porte, em todo o País, alcançaram a pontuação mínima exigida. Quase 1.900 municípios foram avaliados; destes, 1.613 ainda sofrem com falta de acesso aos serviços de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos.

 

A posição de Catanduva a coloca ‘Rumo à Universalização’, principal categoria de um total de quatro existentes. Para atingir este patamar, o município deve obter, no mínimo, 489,00 pontos em critérios fundamentais de serviços básicos ao ser humano. Na somatória, Catanduva obteve 497,60 pontos, com maior pontuação para os quesitos Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos (100 pontos em cada uma).

 

Como metodologia de pesquisa, foram utilizados os indicadores Abastecimento de Água, Coleta de Esgoto, Tratamento de Esgoto, Coleta de Resíduos Sólidos e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos.

 

A primeira colocada no ranking é São Caetano do Sul, seguida de Curitiba (PR); em terceiro lugar está Piracicaba. As três primeiras colocadas obtiveram, respectivamente, 500,00, 500,00 e 499,99 pontos. Se considerar apenas os municípios do Estado, Catanduva, com 120.671 habitantes (estimativa de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), é a 9ª colocada.

 

Todas as informações foram obtidas com base nos dados repassados pelos municípios ao Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (Snis), em 2016.

 

Categorias

 

Cada município que participou da pesquisa, num total de 1.894 cidades, foi classificado, de acordo com a sua pontuação – e consequente posição no ranking. Para a classificação, a Abes teve como base a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador.

 

As categorias e suas pontuações correspondentes são: Rumo à Universalização, acima de 489,00 pontos; Compromisso com a Universalização, de 450,00 a 489,00 pontos; Empenho para a Universalização, entre 200,00 e 449,99 pontos; e Primeiros Passos para a Universalização, para municípios que ficaram abaixo dos 200,00 pontos.

Related Articles

Destaque

EQUIPE NA ÁREA

A SAEC presta o serviço de aferição técnica de hidrômetro. Diariamente, a...

Destaque

MAIS CAPACITAÇÃO

As equipes de manutenção e fiscalização participaram de treinamento para utilização do...

Destaque

NOVO VISUAL

A frota de veículos da Saec está ficando repaginada! Além de mais...

Destaque

MODERNIDADE

Capacitação tá on! Equipe do hidrômetro participa de treinamento sobre o novo...

Enviar Mensagem
Estamos Online a partir das 08:00