O Centro de Controle Operacional (CCO) monitora, em tempo real e de forma automatizada, 65% da rede de reservação e abastecimento de água em Catanduva. Essa condição é reflexo de investimentos feitos pela Saec (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) em tecnologia de ponta.
O status permite às equipes técnicas o acesso imediato a dados importantes do sistema, além de controlar os níveis de reservatórios, verificar o funcionamento das bombas e a pressão da água.
Por meio do monitoramento, manobras podem ser executadas de imediato. Assim, em situações adversas, o abastecimento é restabelecido prontamente, tornando o seu gerenciamento eficiente.
Na prática, com um simples toque no teclado é possível remanejar água de uma região da cidade para outra, sem a necessidade de deslocamento de equipes aos locais. Além disso, em caso de intervenção na rede, os comandos acionados são capazes de diminuir perdas, como vazamentos.
Catanduva é pioneira nesse tipo de tecnologia. A estrutura de automação é realidade em 45 pontos de Catanduva. Só neste ano, 12 unidades passaram por processo de modernização em seu sistema. A meta é avançar e atingir 100% da rede de saneamento automatizada até 2021.
Imagem: Comunicação/Saec