A SAEC reafirma seu compromisso de prestar serviço de qualidade. A respeito da cobrança da tarifa de água, a Superintendência informa aos munícipes que os hidrômetros instalados nos imóveis são certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), projetados apenas para aferir o volume de água e não ar. Além disso, a rede de abastecimento é pressurizada somente com água, condição que impede a passagem de ar.
Sobre equipamentos que prometem bloquear o ar na rede, a autarquia alerta que os mesmos não têm eficácia técnica comprovada. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o Inmetro não regulamentam o uso de tais aparelhos.
Além disso, quando ligado no ramal de uma residência, esse equipamento pode trazer riscos de contaminação da água distribuída, já que permite a passagem de possíveis contaminantes dentro da tubulação.
A SAEC ressalta que o munícipe tem condições de monitorar o consumo em tempo real diretamente no seu hidrômetro e adotar o uso racional de água. Isso sim reflete na conta mensal.